terça-feira, 28 de junho de 2011
Aldeia de Arcozelo
Postado por
Diario serrano
às
07:56
Aldeia de Arcozelo - Paty do Alferes-RJ por djcelino no Videolog.tv.
Era a sede da fazenda Freguesia pertencente a Manuel Francisco Xavier. Em 1838, os seus escravos realizaram uma fuga em massa liderada por Manoel Congo. Foi a maior revolta de escravos que ocorreu no vale do rio Paraíba do Sul.
O tenente-coronel Gil Francisco Xavier herdou a fazenda Freguesia com a morte de sua mãe adotiva, Francisca Elisa Xavier, primeira baronesa da Soledade, viúva de Manuel Francisco Xavier. Endividado pelo jogo, Gil Francisco Xavier cedeu ou vendou a fazenda para o médico português Joaquim Teixeira de Castro que mudou o seu nome para fazenda Arcozelo, que era onde ficava a quinta de sua família em Portugal (freguesia de São Miguel de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia). Joaquim Teixeira de Castro recebeu do rei D. Luís I de Portugal, em 1874, o título de visconde do Arcozelo.
Com o declínio da fertilidade dos solos, causada pela super-exploração com plantações de café, no início do século XX a fazenda Arcozelo passou a explorar somente gado leiteiro.
A partir da década de 1930, o excelente clima da região passou a ser conhecido nacionalmente com a propaganda feita grande médico infectologista Miguel da Silva Pereira. Isto atraiu muitos turistas de veraneio procedentes da cidade do Rio de Janeiro e, assim, a fazenda foi transformada em hotel em 1945.
Finalmente, a fazenda foi loteada e a parte com as edificações tornou-se propriedade de João Pinheiro Filho, que, em 1958, a doou ao embaixador Pascoal Carlos Magno com o propósito de ali criar uma escola de teatro e local de retiro de artistas.
O centro cultural Aldeia de Arcozelo foi inaugurado em 1965.
Fontes: Videolog/djcelino
Wikipédia/Aldeia de Arcozelo
Para maiores informções visite estes links :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_de_Arcozelo#Instala.C3.A7.C3.B5es
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_de_Arcozelo#Como_Chegar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário